O Núcleo de Pesquisa do Centro de Simulação e Pesquisa tem como finalidade intensificar a produção de pesquisas e geração do conhecimento científico, auxiliando na elaboração de projetos, orientando quanto à submissão para avaliação da instituição e dos órgãos regulatórios, oferecendo consultoria estatística e acompanhando a coleta de dados.

O Centro tem sua atuação também voltada para a captação de estudos clínicos multicêntricos e multinacionais em diversas áreas terapêuticas de fases II, III e IV realizados em parceria e patrocinados pelas Indústrias Farmacêuticas, dispondo de equipe especializada e infraestrutura apropriada para condução de protocolos de acordo com as Boas Práticas Clínicas (GCP). Estas pesquisas nos colocam em contato e facilitam o acesso às novas medicações ou novos procedimentos, além de possibilitarem o relacionamento com instituições internacionais.

Baseando-se na Resolução CNS 466/12, nas Boas Práticas Clínicas e demais resoluções vigentes, todas as pesquisas realizadas na Rede de Hospitais São Camilo passam pela apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário São Camilo (CoEP).