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Hospital São Camilo
Processo de Qualidade Assistencial

Hospitais São Camilo

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Processo de Qualidade Assistencial

A missão da Rede de Hospitais São Camilo visa o comprometimento com a humanização, segurança do paciente e resolubilidade, que atua com base no conhecimento e na valorização da vida. A busca da qualidade em cada atividade assistencial é uma preocupação permanente da Instituição. Para alcançar os mais elevados patamares utilizam-se várias metodologias como o Lean, que contempla ferramentas e conceitos da Qualidade.

As ferramentas da Qualidade, utilizadas diariamente, geram mudança de cultura nos profissionais e na forma de pensar e agir com relação aos desafios. Garantir a padronização, identificação dos riscos e o monitoramento dos processos favorece a cultura da excelência e a permanente melhoria.

As certificações são instrumentos que contribuem para segurança dos clientes internos e externos, por meio de padrões internacionais que são avaliados rigorosamente.

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Iniciar o processo de acreditação é uma decisão voluntária do Hospital. A avaliação leva em conta se a Instituição segue adequadamente as diferentes normas e processos, como os direitos dos pacientes e familiares, os cuidados ao paciente, a melhoria da qualidade e segurança do paciente e a qualificação dos profissionais.​

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​As certificações são concedidas individualmente às unidades do Hospital São Camilo:

  • Unidade Ipiranga:
    Qmentum
    ​​ Accreditation Canada: Acreditação Canadense monitora padrões de desempenho nas áreas de qualidade e segurança definidos mundialmente para instituições de saúde.
    ONA nível III: Promover um processo constante de avaliação e aprimoramento nos serviços de saúde
  • Unidade Pompeia:
    Joint Commission International: Acreditação Norte Americana identifica medidas e ações de melhores práticas em termos de qualidade e segurança do paciente com o mundo.
    Qmentum
    Accreditation Canada: Acreditação Canadense monitora padrões de desempenho nas áreas de qualidade e segurança definidos mundialmente para instituições de saúde.
    Certificação por Distinção em Serviços de Terapia Intensiva:
    Trata-se de um programa consistente que terá como objetivo principal aperfeiçoar a constância dos cuidados de excelência aos pacientes em terapia intensiva.
  • Unidade Santana:
    Qmentum
    Accreditation Canada: Acreditação Canadense monitora padrões de desempenho nas áreas de qualidade e segurança definidos mundialmente para instituições de saúde.
    HIMSS (Health Information and Management Systems Society): É um programa de desenvolvimento e a certificação profissional para TI na saúde.
    Certificação em Fixação Segura: Tem a finalidade de estabelecer um protocolo de fixação de cateteres para preservar o conforto do paciente e alinhar as instituições de saúde.

Esse conjunto de certificações confirma a qualidade e a eficácia do modelo de gestão adotado pela Instituição em todas as suas unidades, o que resulta em garantia de qualidade no atendimento aos clientes internos e externos.

 

Acreditações garantem a qualidade do atendimento

A segurança dos pacientes e profissionais e a qualidade do atendimento são dois fatores essenciais para a escolha de um hospital. Para garantir que esses objetivos sejam alcançados e mantidos, as instituições hospitalares precisam desenvolver e aprimorar permanentemente seus processos internos. A maneira mais eficaz para avaliar se os processos promovem, de fato, a segurança e a qualidade do atendimento é a obtenção de acreditações hospitalares, que equivalem a um certificado de garantia concedido por respeitadas organizações nacionais e internacionais após rigorosa avaliação.

Iniciar o processo de acreditação é uma decisão voluntária do Hospital. A avaliação leva em conta se a Instituição segue adequadamente as diferentes normas e processos, como os direitos dos pacientes e familiares, os cuidados ao paciente, a melhoria da qualidade e segurança do paciente, a prevenção e o controle de infecções e a qualificação dos profissionais.

Depois de receber a certificação pela primeira vez, o Hospital precisa se submeter periodicamente a novas avaliações para ser recertificado. Dessa forma, atesta-se que a Instituição continua empenhada na melhoria de suas práticas e na manutenção do padrão de qualidade.​ ​