Internet - São Camilo
  • Marcação de Consulta e Exames: (11) 3172-6800
Hospital São Camilo
  •  
  • > Imprensa > Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo conquista três acreditações internacionais
Blog São Camilo

Imprensa

Releases

Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo conquista três acreditações internacionais

Quando o assunto é qualidade, a Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo trilhou um bom caminho para se estabelecer como referência. Atualmente com três acreditações internacionais, a Instituição aprimorou os resultados de segurança no cuidado do paciente, o trabalho em equipe, o desenvolvimento em todos os níveis hierárquicos no cuidado, promoveu a cultura da transparência e vem continuamente melhorando e integrando os processos. A Rede hoje conta com a Joint Commission International (2012), Qmentum (2014) e HIMSS 6 (2017), importantes títulos no meio hospitalar.​

A primeira acreditação da Rede veio em 2004. "Foi o primeiro degrau desta escalada contínua em busca de qualidade de cuidados de saúde mais seguros", diz Daniel Teixeira, gerente de Qualidade da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.

Com o envolvimento de toda a alta direção, já que a decisão de buscar acreditações envolve altos investimentos, transparência entre os diferentes níveis hierárquicos e a construção de parcerias entre a instituição acreditadora selecionada e um mergulho profundo na melhoria dos processos, o Hospital seguiu os passos e atingiu o objetivo de melhorar a segurança e qualidade do atendimento.

"Durante o processo de acreditação, três condições são constantemente revisitadas: a estrutura, os processos e os resultados", explica o gerente de Qualidade. "Deste modo, antes mesmo da primeira certificação, adequações e melhorias contínuas são propostas continuadamente nos três pontos".

Essas melhorias refletem na estruturação das equipes das mais diversas especialidades médicas, na implantação de tecnologias de saúde e no centro de simulação, a aquisição de sistemas para sustentar os processos cada vez mais complexos, além de outras ações.

 

Acreditações podem reduzir eventos adversos

Para o paciente, é uma segurança quando o hospital apresenta acreditações que comprovam sua qualidade, pois esses certificados garantem que o hospital obedeça uma série de processos. Quando os processos não estão bem estabelecidos, há chance maior de ocorrer eventos adversos no cuidado com o paciente. As acreditações, então, garantem que o hospital está seguindo corretamente as boas práticas.

"A implantação dos processos de acreditação não é uma condição indispensável para a redução dos eventos adversos, que são ditas como falhas ou quase falhas durante o cuidado do paciente, mas o ponto mais importante em todo esse processo é a disseminação de uma cultura de segurança nas diversas áreas e setores que compõem um serviço hospitalar", avalia Daniel Teixeira. "É por meio dessa cultura, com a fomentação de uma estrutura segura, processos bem definidos e acompanhados por meio de indicadores que percebemos os ganhos ano a ano", explica o profissional.

A Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo estimula a notificação de toda e qualquer condição que seja identificada como oportunidade de melhoria nas atividades, e elas são gerenciadas por um escritório de qualidade corporativo, com equipe multidisciplinar, e discutidas semanalmente com o objetivo de criar um ambiente cada vez mais seguro.

Além disso, atualmente, o Hospital São Camilo, por meio da Unidade Pompeia, vem trabalhando a certificação por distinção do serviço de transplante de medula óssea com a American Association of Blood Bank (AABB). "É uma instituição norte-americana que permite a avaliação de forma integrada de todo o serviço, por meio da estrutura, fornecedores parceiros, processos e resultados," finaliza Daniel Teixeira.

Fonte: Assessoria de Imprensa