Internet - São Camilo
  • Marcação de Consulta e Exames: (11) 3172-6800
Hospital São Camilo
Psicossocial

Serviços

Lorem ipsum dolor sit amet,
consectetur adpiscing elit.

Psicossocial

​​​Um importante diferencial oferecido pela Rede de Hospitais São Camilo é a atuação conjunta e integrada das equipes de Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional, dentro do conceito de apoio Psicossocial, dando todo o suporte, acolhimento e orientação aos pacientes e familiares.

Outro diferencial é a integração do serviço de Capelania. Para muitos pacientes, preservar e estimular a espiritualidade ajuda a enfrentar o adoecimento e o período de hospitalização. Independentemente de sua religião, o paciente é incentivado a manter proximidade com seu líder espiritual.

Dentro desse conceito integrado, o serviço Psicossocial participa ativamente das ações com foco da humanização da assistência e atende os pacientes internados em qualquer unidade da instituição. Seus serviços estão presentes nas diferentes áreas em que uma assistência psicológica e social especializada é necessária. Os pacientes das unidades pediátricas contam com atividades lúdicas especialmente dirigidas a elas, como oficinas de arte e brinquedoteca. Os profissionais também oferecem orientação aos pais e familiares para minimizar o impacto que o adoecimento da criança produz a ela e à sua família. Na sala de espera do Pronto-Socorro Infantil, conforme agendamento, há a distribuição de desenhos para colorir e giz de cera.

Na unidade de Transplante de Medula Óssea os pacientes – e os possíveis doadores são acompanhados pelo Serviço Psicossocial. Esses pacientes recebem apoio emocional e orientações sobre seus direitos. A equipe de psicossocial realiza também o acolhimento aos pacientes internados em UTI e seus familiares e participa da atenção aos pacientes em cuidados paliativos, apoiando não só a eles como a familiares e equipe de saúde. A equipe presta, ainda, acolhimento e orientação para os familiares nas situações de óbito.

Outras atividades relacionadas ao apoio psicossocial aos pacientes são coordenadas pela área, como o trabalho de voluntários da instituição que visitam as crianças para contar histórias e o eventual encaminhamento de solicitações, como a visitação aos pacientes de animais de estimação, palhaços e cantores.