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Escolha o calçado adequado para a saúde dos seus pés

Autor: Comunicação Corporativa Categoria: Dicas de Saúde

​​Os pés recebem todo o impacto da nossa rotina e são arduamente exigidos durante o dia. Por isso, cuidar bem da saúde dos pés e saber escolher o calçado adequado ajuda a evitar problemas futuros para os pés e para a estrutura do corpo.

Segundo dr. Leandro Gregorut Lima, ortopedista na Rede de Hospitais São Camilo de SP, normalmente o calçado inadequado acaba prejudicando os pés, causando inflamações e tendinites. "O calçado inadequado pode também afetar os joelhos, quadris e coluna, pois a pisada errada faz com que as estruturas articulares acima dos pés tenham que se adaptar ao movimento errado para poder executá-lo", explica o médico. 

Alguns tipos de sapatos acabam favorecendo determinados problemas. Por exemplo, os sapatos de bico fino, favorecem o aparecimento de joanete – saliência óssea que se forma na articulação na base do dedão. Isso porque o bico fino pressiona e espreme o dedão do pé em direção ao segundo dedo, causando a deformidade, inflamação e dor.

O uso de sapatos com salto costuma aumentar a pressão sobre o peito do pé, causando uma inflamação que fica sensível e piora com o uso do salto alto. Já os sapatos baixos, como as rasteirinhas e chinelos, por não terem amortecimento facilitam a inflamação dos tecidos que ficam embaixo do calcanhar, o que causa uma dor pontual no osso que forma o calcanhar. "Classicamente as pessoas lembram do esporão de calcâneo que pode causar uma inflamação com o uso excessivo dos sapatos baixos", explica o ortopedista.

Mesmo o tênis consi​derado confortável, se estiver com o amortecimento vencido pode causar inflamações na planta do pé ou no osso do calcanhar, caso seja usado para a prática de exercícios de impacto, tais como a corrida. Até mesmo a sandália Croc, um calçado macio que não prende a parte posterior do calcanhar favorece a inflamação do Tendão de Aquiles, por exemplo.

"Não existe o calçado certo, o que existe é o sapato certo para a atividade que será desenvolvida, pois cada pessoa tem um calçado ideal e um modelo que seria prejudicial. Por exemplo, quem está acima do peso teria que usar um calçado com amortecimento bom e evitar rasteirinhas e salto alto. Quem faz atividade física, tem que passar em um médico ortopedista para analisar seu tipo de pisada e decidir se compra um tênis para pisada neutra, supinada ou pronada, e não escolher simplesmente o tênis mais colorido ou bonito", alerta dr. Leandro.

Da mesma maneira, quem tem Diabetes, por exemplo, recomenda-se um sapato bem macio e confortável sem costuras internas para não aumentar a chance de lesão por compressão. Assim como quem fica muito tempo em pé não deve usar sapato alto, pois aumenta a chance de inflamação nos ossos dos pés e quem é sedentário tem que usar sapatos com fixação do calcanhar, pois provavelmente tem a musculatura fraca que favorece as torções de tornozelo.

"Na hora de escolher um calçado a primeira questão que precisa ser levada em consideração é a finalidade e depois a qualidade do calçado, pois vale a pena pagar um pouco mais caro por algo que traga mais conforto e durabilidade. Caso a pessoa tenha alguma necessidade especial ou alguma dúvida, deve procurar um ortopedista, que o auxiliará na escolha do calçado adequado", finaliza o médico.

Dicas para relaxar os pés no final do dia

- Faça imersão em água morna

- Passe a planta do pé descalço em cima de uma bolinha de tênis com movimentos de ida e volta ou em uma garrafa com água congelada

- Faça massagem manual com o uso de algum creme hidratante​

Você sofre de Ansiedade

Autor: Comunicação Corporativa Categoria: Dicas de Saúde

Nervosismo, irritabilidade, dificuldade de concentração, preocupação exagerada, medo constante, sensação de que algo ruim vai acontecer e descontrole sobre os próprios pensamentos. Estes são alguns sintomas causados pela Ansiedade, que num grau mais elevado pode se tornar uma doença e até mesmo desenvolver fobias e transtornos psicológicos.

Segundo Luciana Jamas dos Santos, psicóloga na Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, Unidade Santana, a Ansiedade é uma emoção inerente ao ser humano, que vem associada a momentos de incerteza, insegurança e situações de risco. "A Ansiedade é um mecanismo de defesa do organismo, que desempenha uma função importante na nossa vida e faz com que a pessoa busque acertar e se empenhar para fazer o melhor. A ansiedade torna-se uma doença quando seus níveis aumentam e as sensações de incerteza e insegurança ficam desproporcionais a realidade, chegando ao ponto de prejudicar a execução das atividades do dia a dia", alerta a psicóloga.

Inclusive alguns transtornos psicológicos como o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), a Síndrome do Pânico e o Transtorno de Estresse Pós Traumático e algumas fobias, são doenças que estão associadas à Ansiedade. "Fisicamente a ansiedade se manifesta com tremores, sudorese, aumento dos batimentos cardíacos, tontura, falta de ar, dores no peito e na cabeça e tensão muscular. Para aliviar estes sintomas físicos, recomenda-se técnicas de relaxamento, atividade física, yoga e massagem que podem auxiliar no controle da ansiedade."

A Ansiedade atualmente pode estar relacionada com diversos fatores, como por exemplo, jornadas longas de trabalho associadas a períodos intensos de estresse e pressão, após eventos traumáticos e estressantes ou após ou durante processos de adoecimento. Tanto os fatores externos quanto hormonais, deixam as mulheres mais suscetíveis à Ansiedade. "As mulheres podem estar mais suscetíveis à ansiedade, devido à maiores oscilações de níveis hormonais no organismo e também ao fato das mulheres executarem múltiplas tarefas, muitas vezes sendo exigidas de forma intensa no ambiente profissional e também pessoal", completa Luciana.

Vale alertar ainda que a Ansiedade e a Depressão são problemas diferentes, mesmo sendo comum que em quadros depressivos, a pessoa apresente sintomas de ansiedade associados. "Enquanto a ansiedade é uma emoção inerente ao ser humano, a depressão é um adoecimento em que estão presentes sintomas de tristeza, falta de esperança, desespero e desânimo. Ao notar os sintomas mais intensos da Ansiedade é necessário procurar acompanhamento médico e psicológico para auxílio no controle dos sintomas. Além disso, somente um médico poderá recomendar tratamentos com psicofármacos e medicamentos ansiolíticos", conclui a psicóloga.​

Pressão alta: um problema silencioso

Autor: Comunicação Corporativa Categoria: Dicas de Saúde

​​Você sabia que a hipertensão arterial ou a pressão alta (maior ou igual a 140 e/ou 90 mmHg) pode ser o gatilho para sérios problemas de saúde como ​o acidente vascular encefálico (derrame) e o infarto do miocárdio? Por não provocar sintomas e ser silenciosa, a hipertensão muitas vezes só é diagnosticada tardiamente. Mas segundo dr. Luiz Guilherme Velloso,  cardiologista na Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, é possível controlar este problema logo após o diagnóstico com alimentação correta e, se necessário, uso de medicamentos.

"Via de regra, a pressão alta não costuma ter sintomas, no entanto, seus efeitos prejudiciais à saúde vão se instalando de forma lenta e progressiva. Por exemplo, os vasos vão sofrendo alterações degenerativas, até que a doença se manifeste por meio de um derrame ou infarto. Por este motivo, a hipertensão é chamada de assassina silenciosa", alerta o cardiologista.

Por não provocar sintomas e ser mais comum em pessoas com histórico familiar, a hipertensão deve ser pesquisada em todas as pessoas, por medições periódicas. Dr. Velloso reforça que o fato ilusório de não provocar sintomas durante muitos anos não quer dizer que a pressão alta não deva ser tratada quando é diagnosticada. "Tratar a hipertensão arterial, mesmo em indivíduos completamente sem sintomas, reduz dramaticamente a incidência e gravidade de suas principais complicações", afirma.

Segundo o médico, o tratamento da hipertensão deve sempre ser iniciado de forma não medicamentosa, priorizando mudanças na alimentação e nos hábitos de vida como diminuir o consumo de sal, consumir mais fibras, vegetais e legumes, reduzir peso, fazer exercícios regulares, diminuir os fatores de estresse, abandonar o cigarro e o consumo excessivo de álcool.

"Quando estas medidas não são suficientes para devolver a pressão arterial aos níveis normais, é necessário iniciar a terapêutica com medicamentos. Lembrando que a escolha do medicamento ou medicamentos para tratar a pressão arterial deve ser individualizada pelo médico, que leva em consideração fatores como a idade, etnia, e eventuais condições clínicas associadas", recomenda o cardiologista.

Seis dicas para controlar a pressão alta

​​- Medir periodicamente a pressão arterial, especialmente os descendentes de hipertensos ou cardiopatas, obesos, fumantes, estressados e sedentários em geral.

- Diminuir o consumo de sal. O sal tem forte correlação com os níveis de pressão arterial. Tanto que, no indivíduo hipertenso, muitas vezes a diminuição deste consumo é o bastante para que sua pressão arterial volte a níveis adequados.

- Fazer exercícios físicos.

- Diminuir os fatores de estresse.

- Abandonar o cigarro.

  1. - Evitar o consumo excessivo de álcool.

Dormir bem faz bem

Autor: Comunicação Corporativa Categoria: Dicas de Saúde

​​​​​​​​Já parou para pensar o quanto o sono pode tornar sua vida mais saudável? Uma boa noite de sono é capaz de renovar o ânimo e devolver a disposição para um novo dia. Assim como uma noite mal dormida pode causar alguns problemas de saúde. Falta de concentração, dificuldade em memorizar e aprender novos conceitos, além de irritabilidade, são apenas algumas das consequências da privação do sono.

Dr. Sandro Luiz de Andrade Matas, neurologista na Rede de Hospitais São Camilo, explica como a falta de sono pode resultar em problemas neurológicos. "As principais consequências neurológicas da falta de sono são problemas de memória e a piora ou aparecimento de dor de cabeça. Existem trabalhos que mostram a associação direta de distúrbios respiratórios no sono com o aumento da incidência de acidentes vasculares cerebrais e cardíacos, como insuficiência cardíaca e infarto agudo do miocárdio. Por isso, pessoas que se sentem cansadas, indispostas ao acordar e apresentam sonolência diurna ou roncos durante o sono, devem procurar um médico", alerta o especialista.

Ter um sono de boa qualidade, aquele sono reparador no qual a pessoa acorda disposta e permanece dessa forma ao longo do dia, é fundamental para uma vida saudável. Para a dra Renata Pachota, neurologista na Rede de Hospitais São Camilo e coordenadora do Ambulatório de Sono - Unidade Pompeia, dormir bem só traz benefícios. "Em curto prazo, dormir bem nos mantém dispostos, alertas, concentrados nas atividades, com boa memória e de bom humor. Em longo prazo, os benefícios são vistos na prevenção de doenças como hipertensão, diabetes, obesidade e câncer", comenta.

Mas vale lembrar que não existe uma regra quando o assunto é a média de sono ideal. O tempo ideal de sono depende da idade e do ritmo biológico de cada indivíduo, não havendo um único tempo para todas as pessoas. Entretanto, menos de 5 horas pode ser prejudicial. "Por exemplo, muitas pessoas queixam-se de acordar cansadas, mesmo tendo dormido de 6 a 8 horas. Isso pode acontecer por dois motivos: ou porque a pessoa necessita de mais de 8 horas de sono para ter um sono reparador (algumas pessoas necessitam de até 12 horas de sono diários) ou porque tem alguma doença que atrapalha o sono como, por exemplo, a apneia obstrutiva do sono", explica o neurologista dr. Matas.

Já o cochilo após o almoço ou a siesta, cultural em alguns países, é recomendado pelos médicos, mas não deve ultrapassar os 30 minutos. Dr. Matas pontua que "em termos práticos, a pessoa fica mais alerta e focada em seu trabalho. Algumas empresas estimulam esta prática, pois observaram aumento do rendimento dos seus funcionários. Um dos motivos de não ultrapassar o tempo de 30 minutos é a possibilidade de interferir no sono noturno, atrasando o seu início".

É importante ainda afastar os vilões do sono na hora de ir para a cama. Os neurologistas explicam que o ambiente é o principal deles. O ambiente de sono deve ser higiênico, isto é, escuro e sem barulho para que não haja interferência externa no sono. Fazer uma refeição muito "pesada" ou ir pra cama com fome ou ficar deitado esperando o sono chegar são hábitos que também atrapalham o sono.


Passo a passo para uma noite bem dormida

Siga os passos da higiene do sono e tenha uma noite reparadora.

​​​Mantenha um ambiente silencioso, sem aparelhos eletrônicos ligados.

- Procure manter o ambiente sem luz ou a menor intensidade de luz possível.

- Durma em local adequado e próprio para o sono, ou seja, na cama, dentro do quarto de dormir.

-  Evite refeições "pesadas".

-  Não durma com fome.

-  Evite o consumo de café, chá mate, cigarro ou bebidas alcoólicas antes de dormir.​​

Ser saudável só depende de você

Autor: Comunicação Corporativa Categoria: Dicas de Saúde


Pequenos cuidados diários e exames preventivos anuais são a chave para a longevidade 

 

chegada do Ano Novo sempre traz consigo algumas promessas, entre elas a de cuidar melhor da saúde.

Hojemais do que uma vida longínqua, as pessoas almejam viver bem.

E nada se encaixa melhor nesse sentido do que o velho jargão “prevenir é melhor do que remediar”. 


Basta ver que inúmeras doenças se diagnosticadas no início por meio de um check-up de rotina têm um 

prognóstico favorável e podem ser tratadas como doenças crônicas. Toda pessoa acima de 40 anos,

independentemente de estar saudáveldeve realizar um check-up anual que incluaalém de exames de sangue –

para verificar, entre outras, as dosagens de colesteroltriglicéridesglicemia e vitaminas –, 

eletrocardiograma, teste ergométrico e ultrassom de abdômen total. 

 

Para as mulheres é fundamental ainda fazer os exames ginecológicoscomo Papanicolauultrassonografias 

pélvica e de mamas, mamografia e densitometria óssea; para os homens, o exame sanguíneo deve incluir 

o PSA (antígeno prostático específico) e, se houver alteração no resultadorealizar o exame de toque retal

(essencial a partir dos 50 anos).  

 

“É importante ressaltar que pessoas com doenças crônicascomo diabetes, problemas cardíacos

 ou que tenham histórico familiar de doenças importantes como câncer de mama ou de próstata

devem realizar exames periódicos antes dos 40 anospodendo começar na própria juventude”, 

lembra o médico da área de infectologia no Hospital São Camilo, Ivan Silva Marinho 

 

Cuidados de verão  

 

Doutor Ivan destaca ainda que pequenos cuidados com a saúde também são importantes para uma vida plena

 e saudável. “Principalmente no verão, é muito importante estar atento a determinadas situações que podem 

trazer riscos à saúde. Um exemplo bastante comum nos nossos Centros Médicos são pessoas que chegam

 com queimaduras de sol por contato com frutas cítricas. O problema pode ser perfeitamente evitado lavando-se 

as mãos imediatamente após o manuseio da fruta ou evitando-se esta ação ao sol.”  

 

Outra situação corriqueira apontada pelo médico nesta época do ano é entrar água nos canais do ouvido durante 

mergulhos em mar ou piscina. “A água que entrou precisa sair para não resultar em uma otite. Para issouma

 dica simples é inclinar a cabeça e dar alguns pulinhos. Se ainda assim o desconforto persistirdeve-se procurar atendimento médico”, destaca o doutor Ivan. Ele também recomenda muita atenção com alimentos 

consumidos em praias ou que ficam muito tempo expostos ao sol, a fim de evitar as famigeradas intoxicações alimentares. “É importante sempre saber a origem do produtoalém de buscar uma alimentação mais leve e manter-se o tempo todo hidratado”, finaliza o médico. ​​

Saiba como manter a motivação e não desistir das metas e desafios propostos para 2017

Uma revista de psicologia norte-americana recentemente publicou um estudo apontando que somente 8% das pessoas conseguem cumprir suas resoluções de Ano Novo. Geralmente, até o final de janeiro, cerca de um terço das novas metas – que muitas vezes incluem mudanças no estilo de vida e mais cuidados com a saúde – já terão sido descartadas.

Rita Calegari, psicóloga da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, explica que fazer planos e não conseguir cumprir pode gerar um efeito desmotivador nas pessoas, uma vez que a reincidência do fracasso tende a fragilizar a autoconfiança do indivíduo. "Novas metas podem ser muito positivas para nosso desenvolvimento. No entanto, eles devem ser realistas e alcançáveis. Do contrário, estaremos criando uma armadilha pessoal que terá o efeito contrário."

Como é possível, então, administrar e manter essa motivação viva e funcional ao longo do ano? Rita sugere, além da criação de metas centradas e realizáveis, o planejamento da estratégia e dos recursos disponíveis. "Desta forma, as resoluções podem durar um ano ou a vida inteira – e não somente os primeiros dias de janeiro. É preciso ter consciência, também, de que motivação é um fator intrínseco – cabe ao indivíduo desenvolver e manter. Há pessoas que desistem na menor dificuldade, mesmo estando cercada de recursos, enquanto
outras, apesar das barreiras, se esforçam até conseguirem se realizar."

Saúde como meta

Neste início de ano, além das novas metas e expectativas, é importante dar atenção aos cuidados com a saúde. A realização periódica de exames preventivos e o acompanhamento médico são ferramentas importantes na detecção e tratamento de doenças, de forma segura e precoce. “O check-up médico é realizado com o objetivo de garantir que está tudo em ordem com a saúde e diagnosticar, caso necessário, alguma condição que ainda não tenha se manifestado por meio de sintomas”, explica Ivan Marinho, infectologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.

A necessidade de realizar exames e procedimentos depende muito do histórico familiar e do estado de saúde do paciente. “É recomendável procurar inicialmente um clínico geral ou cardiologista. Homens, a partir de certa idade, devem agendar consultas também com um urologista e mulheres com um ginecologista”, complementa o médico. Geralmente, a recomendação é realizar os principais exames de acordo com a sua faixa etária anualmente a partir dos 40 anos, tanto para o público feminino, quanto masculino. “É importante reforçar que as ações do check-up têm como objetivo prevenir e orientar caso alterações sejam encontradas.” 

Por esse motivo, não existe um limite de idade máxima ou mínima e, quando pacientes mais jovens desejam realizar essas avaliações periódicas, podem fazê-lo a qualquer momento. “As mulheres também devem buscar acompanhamento ginecológico a partir da primeira menstruação”, explica o infectologista. O Centro Médico da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo reúne especialistas em diversas áreas, como Ortopedia, Urologia, Pneumologia, Cardiologia, Ginecologia, Cirurgia Geral, Neurologia e Oncologia. A Instituição está preparada para atender o paciente de forma completa, desde a consulta, até exames de imagem e cirurgias.

Facilidade para agendar

Além dos canais oficiais já disponíveis (presencial e telefone), a partir do final de janeiro, os usuários da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo poderão agendar consultas nos Centros Médicos das três unidades (Santana, Pompeia e Ipiranga) via internet. Por meio do portal da Rede ou da página no Facebook, os pacientes poderão acessar o novo sistema e, de forma autônoma, prática e ágil, agendar os compromissos. Em breve, será possível agendar também exames e outros procedimentos realizados em um dos três hospitais.

Sobre o Serviço de Check-up do Hospital São Camilo

O Check-up é uma avaliação médica de rotina associada a exames específicos, realizados de acordo com idade, sexo e histórico pessoal e familiar. Com o Check-up, também é possível fazer o diagnóstico de doenças já instaladas, mas ainda não manifestadas, como colesterol alto, diabetes, hipertensão, entre outras, cujo tratamento terá impacto positivo na saúde e na qualidade de vida do paciente. As três unidades da Rede São Camilo dispõem do serviço de Check-up, com recursos disponíveis e capacidade para realizar todos os exames complementares. O serviço é composto por cardiologista, ginecologista, mastologista, urologista, cirurgião do aparelho digestivo, proctologista, neurologista, entre outros.

​As férias escolares é o período em que as crianças aproveitam o tempo livre com a família e amigos e é quando elas brincam mais e gastam mais energia. Com isso, ocorre uma pequena quebra na rotina, já que elas dormem e acordam um pouco mais tarde e têm acesso a outros tipos de alimentos, principalmente guloseimas.

Para Marisa Coutinho, Gerente de Nutrição na Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, o ideal nesse momento é modificar o mínimo possível da rotina da criança: "Mesmo acordando mais tarde, é importante estabelecer um horário para acordar onde seja possível realizar o café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar".​

A nutricionista recomenda que os pais não deixem de preparar um café da manhã completo, já que essa é a refeição que garante os nutrientes necessários para o período da manhã. Para o almoço, invista em receitas saudáveis e mostre às crianças a importância de uma alimentação saudável. "Se estiver em casa nas férias, leve as crianças para a escolha dos alimentos durante as compras no supermercado, mas fique longe das prateleiras de guloseimas. Apresente a eles as frutas, verduras e legumes e depois os leve até a cozinha para o preparo. Hoje em dia temos vários sites que oferecem receitas saudáveis com preparações atrativas para as crianças", completa Marisa.

Se for viajar, a recomendação é que os pais deem preferência a alimentos leves, como verduras, legumes, grelhados, assados e refogados, evitando sempre frituras e condimentos em excesso. Além disso, é importante ficar atento à procedência dos alimentos e procurar fazer as refeições sempre em locais confiáveis. 

Se a criança tiver alguma restrição alimentar, o ideal é verificar previamente se o hotel onde ela ficará tem estrutura para o preparo de uma alimentação diferenciada. "Hoje em dia, vários hotéis já contam com a presença de um nutricionista que pode oferecer uma condição de preparo melhor desta dieta restrita", recomenda Marisa.

Se as férias da família envolver muito tempo fora de casa e do hotel, os pais podem preparar lanchinhos para levar na bolsa. Alguns lanchinhos são super saudáveis e ainda cabem na bolsa, como é o caso do bolo de fubá, bolo de tapioca, biscoito tipo cookie de aveia, biscoito de polvilho – desde que não contenha gordura vegetal hidrogenada em sua composição –, sanduíches de pão integral com mussarela de búfala, muffin de coco e frutas, inclusive as desidratadas.

Por fim, Marisa afirma que é possível, sim, seguir uma dieta saudável durante as férias: "Os pais devem fugir do conceito de cardápio liberado durante as pausas escolares, pois as crianças devem entender que o hábito saudável não entra em férias. E quanto mais a família fugir da rotina, mais difícil será retornar a ela depois", finaliza.

Autor: Comunicação Corporativa Categoria: