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É possível ser mais saudável com pequenas mudanças?

Autor: Comunicação Corporativa Categoria: Dicas de Saúde

Ser mais saudável está entre as metas de muitas pessoas, porém a tarefa não é fácil. Isso porque abandonar maus hábitos e incluir novos requer muita disciplina e o acompanhamento de bons profissionais. Mas não desanime! Saiba que pequenos cuidados diários e exames preventivos anuais são a chave para ter mais qualidade de vida.

Marisa Resende Coutinho, nutricionista na Rede de Hospitais São Camilo de SP, explica que dietas radicais não são sustentáveis e que uma boa dica é trabalhar escolhas saudáveis. "Uma boa troca é substituir o açúcar por adoçante, de preferência a sucralose ou stevia. Assim como trocar a farinha branca pela farinha integral; aumentar o consumo de frutas e diminuir o de doces; trocar frituras por alimentos assados e comer pequenas porções a cada 3 horas. Além disso, é positivo aderir a moda da lancheira para seguir uma alimentação saudável se necessário. Se conseguirmos persistir nestas premissas, teremos meio caminho andado para uma reeducação alimentar", afirma a nutricionista.

Confira abaixo pequenas mudanças para você viver de maneira mais saudável e aumentar sua expectativa de vida.

Diminua o consumo de açúcar
A ingestão excessiva de açúcar pode afetar as taxas de gordura no sangue. Prefira o consumo de frutas entre as refeições, elas são mais nutritivas e menos calóricas.

Beba água, sempre!
A água ajuda a controlar a temperatura do organismo e ajuda no bom funcionamento do sistema circulatório. Para saber o consumo aproximado de água que o seu organismo precisa, multiplique o seu peso corporal por 0,03. A água

Durma bem
A privação de sono pode causar irritabilidade, falta de concentração, dificuldade em memorizar e aprender novos conceitos entre outras consequências para a saúde. Não existe regra do tempo ideal de sono, pois depende da idade e ritmo biológico de cada um, porém menos de 5 horas pode ser prejudicial a saúde.

Faça atividade física
Exercícios ajudam a queimar calorias, a perder peso, melhora a circulação sanguínea, reduz o estresse, melhora a qualidade do sono, além de outros benefícios como prevenir o colesterol ruim e diabetes.

Faça exames preventivos anualmente

Toda pessoa acima de 40 anos, independente de estar saudável deve realizar um check-up anual que incluaalém de exames de sangueeletrocardiograma, teste ergométrico e ultrassom de abdômen total. Para as mulheres é fundamental ainda fazer os exames ginecológicos e para os homens, o exame sanguíneo deve incluir o PSA (antígeno prostático específico).