Internet - São Camilo
  • Marcação de Consulta e Exames: (11) 3172-6800
Hospital São Camilo
Blog São Camilo

Ver mais

5 sugestões para lidar com o diagnóstico de câncer

Autor: Comunicação Corporativa Categoria: Dicas de Saúde

Ao receber o diagnóstico de doença oncológica, o paciente na maioria das vezes reage com o medo de não saber como será sua rotina e sua vida nos próximos meses. O diagnóstico e o tratamento levam um certo tempo para serem plenamente compreendidos e é preciso respeitar o tempo e as limitações de cada paciente e até mesmo dos familiares mais próximos. Confira algumas sugestões de como dar os primeiros passos após a confirmação do diagnóstico oncológico:

1 – Após a confirmação dos exames para o diagnóstico oncológico, a equipe de saúde deve informar o paciente quais serão os próximos passos do tratamento ou procedimentos necessários. É importante que o paciente converse com a equipe médica sobre todas as suas dúvidas, quantas vezes sentir necessidade.

2 – Pergunte ao seu médico quais atividades você poderá continuar fazendo durante o tratamento. Explique sua rotina e hábitos. Lembre-se que manter a alimentação equilibrada e atividades prazerosas auxiliam o tratamento.

2 – Questione com a equipe médica quais são os efeitos colaterais que você deve esperar do tratamento. Os efeitos colaterais, quando presentes, podem ser diferentes para cada paciente e saber com antecedência ajudará a manter sua autonomia e percepção de controle sobre sua vida.

3 – Você não precisa passar por esse momento sozinho. Peça a amigos e familiares que te acompanhem em consultas ou procedimentos. Ter apoio emocional é importante nestes momentos e além da sua rede de apoio, você pode solicitar que profissionais como psicólogos conversem com você para ajudá-lo a entender (e conviver) com as suas emoções nesta fase.

4 – Cuidado ao usar sites de pesquisa sobre as doenças oncológicas. Lembre-se que cada caso é único e que mesmo que você pesquise informações sobre o seu diagnóstico, ou conheça casos semelhantes, cada paciente possui um histórico e um prognóstico. Por isso, sempre se oriente com a equipe médica que te acompanha.

5 – Especialistas apontam que a espiritualidade contribui para o enfrentamento dos momentos difíceis da vida, pois uma filosofia (religiosa ou não religiosa) possibilita a sustentação dos nossos questionamentos existenciais e ajudam a ressignificar a experiência.