Internet - São Camilo
  • Marcação de Consulta e Exames: (11) 3172-6800
Hospital São Camilo
Blog São Camilo

Ver mais

Chegou a hora de procurar um Geriatra?

Autor: Comunicação Corporativa Categoria: Dicas de Saúde

Envelhecer de maneira saudável tem sido uma preocupação crescente da maioria das pessoas. Mas você sabe quando é a hora de procurar um Geriatra e como este especialista pode ajudar na saúde do idoso? Segundo dra Aline Thomaz, médica geriatra na Rede de Hospitais São Camilo de SP, quando a pessoa a partir dos 60 anos deseja se preparar para um envelhecimento ativo e saudável e não dispõe de um bom clínico geral, a busca por um profissional geriatra deve ser a mais precoce possível.

"O geriatra cuida dos aspectos físicos, mentais e psicossociais do idoso. Este profissional deve ser procurado ainda quando forem levantadas dúvidas como: que tipo de médico devo procurar para tratar este sintoma? Ou ainda, "não aguento mais ir a tantos médicos, será que não há um médico que resolva a maior parte dos meus problemas?" Para estas questões a resposta será: Procure um geriatra!", afirma a médica.

Importante lembrar que a Geriatria abrange desde a promoção de um envelhecer saudável até o tratamento e a reabilitação do idoso. O processo de envelhecimento impacta no comportamento do organismo, demandando abordagens diferenciadas, assim como crianças e jovens apresentam especificidades que são tratadas pelo pediatra.

Por isso, a consulta ao geriatra contempla escalas e testes dentro de uma Avaliação Geriátrica Ampla, o que torna a consulta mais demorada. Neste momento é importante que o paciente tire todas as suas dúvidas sobre o que fazer para ter um envelhecimento melhor, mais ativo e com menos limitações. "Normalmente os pacientes têm dúvidas de prevenção em relação a doenças como o câncer, Parkinson e Alzheimer, prática de exercícios físicos e preocupações com a memória", reforça a geriatra.

Durante a consulta o objetivo do médico geriatra é detectar as incapacidades e fazer o planejamento terapêutico e de reabilitação. O profissional deve focar não só o diagnóstico e tratamento de doenças específicas, mas principalmente a manutenção e recuperação da capacidade funcional do idoso. Muitas vezes o geriatra irá atuar em conjunto com uma equipe multidisciplinar: gerontólogo, enfermeira, psicólogo, terapeuta ocupacional, assistente social, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, além das demais especialidades médicas clínicas e cirúrgicas.

Dicas para viver bem durante o processo de envelhecimento

  • Realize consultas médicas pelo menos uma vez ao ano
  • Faça os exames de forma regular conforme indicação do médico
  • Tenha uma vida social ativa, ou seja, mantenha convívio com outras pessoas
  • Seja positivo em relação à vida e a si próprio
  • Mantenha-se fisicamente ativo
  • Ajude os outros (o voluntariado é uma ótima opção)
  • Durma o suficiente para sentir-se disposto no dia seguinte e não cansado ou sonolento durante o dia
  • Desenvolva habilidades para o melhor enfrentamento dos problemas