Internet - São Camilo
  • Marcação de Consulta e Exames: (11) 3172-6800
Hospital São Camilo
Blog São Camilo

Ver mais

Diabetes em crianças: bons hábitos ajudam na prevenção

Autor: Comunicação Corporativa Categoria: Dicas de Saúde

Você sabia que o Diabetes tipo 2 (doença crônica que afeta a forma como o corpo processa o açúcar do sangue), tem aumentando em crianças e adolescentes? A principal causa é mesmo a obesidade e os maus hábitos alimentares. De acordo com a dra. Raquel Resende Silva Furquim, endocrinologista da Rede de Hospitais São Camilo de SP, a ingestão de alimentos muito calóricos, bebidas açucaradas em excesso e doces, muitas vezes associada ao sedentarismo causam o Diabetes em crianças e adolescentes.

"O mecanismo fundamental para o desenvolvimento da doença é a resistência insulínica, que seria uma dificuldade na ação da insulina levando a níveis muitos elevados no sangue. É importante alertar que crianças obesas com diabetes podem apresentar alguns sinais de resistência insulínica, apresentando sintomas como o escurecimento das dobras do corpo como pescoço, axilas e virilhas", afirma a médica.  

Um dos problemas do Diabetes ou do pré-diabetes em crianças é que na maioria das vezes, a doença não apresenta sintomas. Porém quando a criança já está com a doença descompensada pode apresentar sintomas clássicos de hiperglicemia como sede intensa, aumento da vontade de urinar e mal estar geral. Nestes casos é fundamental procurar um especialista, que fará o diagnóstico correto e indicará o melhor tratamento. 

A endocrinologista do São Camilo explica que por meio de mudanças de hábitos é possível prevenir o Diabetes Tipo 2 em crianças. "Mudanças nos hábitos alimentares, como evitar o consumo exagerado de doces, bebidas açucaradas como refrigerantes, sucos prontos, doces, além de alimentos muitos gordurosos e com alto valor calórico ajudam na prevenção. É ainda necessário que as crianças sejam sempre estimuladas a praticar alguma atividade física de forma regular e evitem o ganho exagerado de peso", conclui.