Internet - São Camilo
  • Marcação de Consulta e Exames: (11) 3172-6800
Hospital São Camilo
Blog São Camilo

Ver mais

Mitos e Verdades sobre o Glúten

Autor: Comunicação Corporativa Categoria: Alimentação, Dicas de Saúde

Em 10 de novembro é celebrado o Dia do Trigo, um dos cereais mais cultivados e consumidos em todo o mundo. O trigo é matéria prima para diversos produtos como a farinha, pães, massas, bolos entre outros. Importantes fontes de energia para os seres humanos. Nos últimos tempos seu consumo tem sido questionado por causa do glúten, proteína presente em sua composição, responsável por causar algumas intolerâncias e alergias. Para entender o tema, confira os MITOS e VERDADES sobre o glúten, esclarecidos pela nutricionista na Rede de Hospitais São Camilo de SP, Marisa Resende Coutinho.

- Glúten é prejudicial à saúde

DEPENDE: O glúten pode fazer mal a alguns grupos de pessoas. Entre elas estão as celíacas, que possuem uma reação autoimune a proteína quando ela entra em contato com o intestino. Podendo causar fortes diarreias, danos ao intestino e desnutrição. Também há os intolerantes ao glúten. Este grupo não possui anticorpos presentes em celíacos, no entanto, possui sensibilidade para digeri-lo, podendo ficar alojado nas paredes do intestino. Em alguns casos a intolerância surge por excesso de consumo da proteína. Por último, há o grupo de alérgicos ao glúten ou ao trigo em si. Considerada uma alergia alimentar que ataca o sistema imunológico, ela causa reações respiratórias ou na pele, como por exemplo, rinite e urticária. É importante ressaltar que em todos os casos o diagnóstico é feito a partir de exames clínicos e análise médica. Pessoas que não estão dentro destes grupos não precisam cortar ou evitar a proteína.

- Alimentação sem glúten ajuda no emagrecimento

MITO: A retirada do glúten da dieta não influencia na perda de peso. Porém, muitos produtos industrializados que contém glúten, como pães, massas, torradas, bolachas, bolos, massas, possuem alto índice glicêmico. Ou seja, o emagrecimento pode acontecer por causa da diminuição de calorias ingeridas e não por causa da ausência da proteína.

- O glúten pode ter benefícios para a saúde

VERDADEIRO: O glúten não é fundamental para o organismo, mas age como qualquer proteína de origem vegetal, auxiliando nas funções celulares. Também ajuda a controlar a glicemia e as triglicérides. Influencia positivamente na absorção de vitaminas e minerais, melhora a flora intestinal e faz o sistema imunológico ficar mais forte. A forma mais saudável de ingestão da proteína é em alimentos integrais e ricos em fibras.

- Alimentos sem glúten são mais saudáveis

MITO: Nem sempre. O alimento pode ser livre de glúten e conter alta quantidade de açúcar e gordura. O que não é indicado para uma dieta balanceada.

- É possível substituir o glúten por outros alimentos

VERDADEIRO: A zeína, proteína presente no milho, pode substituir o glúten. Assim como a farinha de arroz, amêndoas, macadâmia, coco e amaranto.