Internet - São Camilo
  • Marcação de Consulta e Exames: (11) 3172-6800
Hospital São Camilo
Blog São Camilo

Ver mais

Tudo o que você queria saber sobre a TPM

Autor: Comunicação Corporativa Categoria: Saúde da Mulher, Dicas de Saúde, Curiosidades
No mês em que a saúde da mulher é o nosso tema principal, não poderíamos deixar de falar de um mal que atinge cerca de 70% das mulheres brasileiras: a TPM.

A Síndrome da Tensão Pré-Menstrual, conhecida popularmente como TPM, é um conjunto de sintomas causados pelas alterações hormonais que antecedem a menstruação. E entre os sintomas mais comuns estão: irritação, alteração de humor, inchaço e cólica.

Se você é uma das que sofrem todos os meses com esse problema, não deixe de ler até o final a entrevista que fizemos com a Dra. Vania Carolina Pereira Stancka, Ginecologista na Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.

O que causa a TPM? 
A TPM é causada pelas mudanças hormonais que ocorrem ao longo do ciclo menstrual, e costumam durar entre 5 e 10 dias antes da menstruação, desaparecendo logo no primeiro dia do ciclo.

Como ela se manifesta? Quais os sintomas? 
Manifesta-se por meio de sintomas físicos como enjoos, vômitos, dor, inchaço abdominal, sono, queda da libido, diarreia, prisão de ventre, acne, cefaleia, tontura, edema de membros inferiores, aumento do peso, dor na mama, alterações no apetite, queda da imunidade, além dos sintomas psicológicos, como irritabilidade, angústia, cansaço, insônia, depressão, choro fácil, nervosismo, ansiedade e baixa autoestima. 

É verdade que existem classificações para a TPM? Quais seriam elas? 
Sim,  a Tensão Pré-Menstrual está classificada em cinco tipos diferentes:

TIPO A – Está diretamente relacionado com a ansiedade causada pela queda do hormônio estrogênio, que ajuda a baixar o estresse, e pela maior liberação de adrenalina e cortisol, dupla que contribui para o estresse. Os principais sintomas são: ansiedade, tensão, insônia, irritabilidade e alterações no humor.

TIPO C – Esse tipo está relacionado principalmente à compulsão alimentar por doces ou salgados com eventuais dores de cabeça. 

TIPO D – Está relacionado com os sintomas depressivos, como raiva sem razão, sentimentos perturbadores, pouca concentração, lapsos de memória, baixa autoestima e sentimentos violentos. 

TIPO H – Esse tipo leva esse nome porque está relacionado à palavra "hidratação", ou seja, ele está diretamente ligado à retenção de líquidos e suas consequências, como ganho de peso, sensibilidade e inchaço das mamas e inchaço abdominal e das extremidades do corpo, como mãos e pés.

TIPO O – Esse tipo se refere aos outros sintomas ligados à TPM, como a alteração nos hábitos intestinais, aumento da frequência urinar, fogachos ou sudorese fria, dores generalizadas, incluindo cólicas, náuseas, acnes, reações alérgicas e infecções do trato respiratório. 

É comum notarmos sintomas diferentes a cada mês. Por que isso acontece? 
É, sim. Isso acontece porque os sintomas dependem das alterações hormonais, imunidade e nível de estresse, que são fatores que podem variar todos os meses. 

Por que ocorre aumento de peso e retenção de líquido nesse período? 
Na segunda fase do ciclo menstrual temos a queda do estrogênio e aumento do hormônio chamado progesterona. A progesterona tem efeito "mineralocorticóide" que age nos receptores dos rins, estimulando a reabsorção da água. Em outras palavras, ela bloqueia parcialmente a liberação de água pelo rim. Isso explica a retenção de líquido durante o período pré-menstrual e consequentemente seus principais sintomas físicos, como o inchaço e dor na mama.

Quanto tempo antes da menstruação ela aparece? 
Ela aparece logo após a ovulação, 14 dias antes da menstruação.

A TPM pode ser considerada uma doença? 
Não, ela não é considerada uma doença. A Tensão Pré-Menstrual é um conjunto de sintomas físicos e emocionais que começam no meio do ciclo menstrual da mulher e desaparecem como num passe de mágica quando chega a menstruação. 

Em quais casos os médicos recomendam o uso de antidepressivos, por exemplo? 
Quando a mulher apresenta sintomas que comprometem suas atividades do cotidiano, podendo prejudicar suas atitudes ou tomada de decisões. 

Veja abaixo algumas curiosidades sobre esse período:

Blog_TPM.png