Internet - São Camilo
  • Marcação de Consulta e Exames: (11) 3172-6800
Hospital São Camilo
  •  
  • > Imprensa > Tratamentos de ortopedia oncológica visam proporcionar maior qualidade de vida para pacientes
Blog São Camilo

Imprensa

Releases

Tratamentos de ortopedia oncológica visam proporcionar maior qualidade de vida para pacientes

O Serviço de Ortopedia da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo oferece tratamento especializado para crianças e adultos com câncer


A Ortopedia Oncológica é a área da ortopedia que estuda e trata os tumores que acometem os ossos, músculos, tendões e cartilagens. Com uma infraestrutura apropriada para o tratamento dos pacientes, os médicos do Hospital São Camilo têm como objetivo não só a cura do paciente, mas também proporcionar o retorno da qualidade vida por meio de técnicas cirúrgicas modernas com os mais avançados e atuais materiais cirúrgicos da atualidade.


O Serviço conta com o apoio de uma equipe multidisciplinar, composta por médicos de diversas áreas que, por meio de uma proposta de tratamento integrada e coordenada, buscam resultados como a diminuição de dor, qualidade de vida e melhora da função dos sistemas comprometidos.


De acordo com Juliane Comunello, ortopedista oncológica da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, o tratamento de pacientes oncológicos é ainda mais eficiente quando a doença é detectada com antecedência. “O diagnóstico precoce e a avaliação multidisciplinar, incluindo oncologia clínica, radiologia, e radioterapia, são essenciais para que possamos oferecer o melhor tratamento para cada paciente.”


As metástases ósseas afetam 3 em cada 4 pacientes com câncer avançado de mama e próstata, e cerca de 30 a 40% dos pacientes com câncer de pulmão, rim e tireoide. A dor é um dos primeiros sintomas e, também, o mais comum. A dor óssea pode ser de difícil controle e levar a impotência funcional do membro afetado, fazendo com que o paciente permaneça acamado e sujeito a complicações relacionadas ao imobilismo.  


O Serviço de Ortopedia do Hospital São Camilo faz o acompanhamento de pacientes, em conjunto com a oncologia clínica, que estejam em investigação ou já com diagnóstico oncológico. Segundo a ortopedista uma fratura óssea pode ser o primeiro sinal que a doença se espalhou pelo corpo (metástase óssea). “É muito importante que o paciente em seguimento com a oncologia clínica também seja avaliado pelo oncologista ortopédico para identificação e monitoramento das lesões ósseas secundárias ao câncer principal.”

 

Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo

A Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo é composta por três modernos hospitais que fazem parte da história da capital paulistana: Pompeia, Santana e Ipiranga. Excelência médica, qualidade diferenciada no atendimento, segurança, humanização e expertise em gestão hospitalar são seus principais pilares de atuação. As Unidades têm capacidade para atendimentos eletivos, de emergência e cirurgias de alta complexidade, como transplantes de medula óssea. Hoje, a Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo presta atendimento em mais de 60 especialidades, oferece ao todo 685 leitos e um quadro clínico de mais de 3,7 mil médicos qualificados. Seus hospitais possuem importantes acreditações internacionais, como a da Joint Commission International (JCI), renomada acreditadora dos Estados Unidos reconhecida mundialmente no setor, a Acreditação Internacional Canadense e a da ONA (Organização Nacional de Acreditação). A Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo faz parte da Sociedade Beneficente São Camilo, uma das entidades que compreende a Ordem dos Ministros dos Enfermos (Camilianos), uma entidade religiosa presente em mais de 30 países, fundada pelo italiano Camilo de Lellis, há mais de 400 anos. No Brasil, desde 1928, a Rede conta com expertise e a tradição em saúde e gestão hospitalar.​


Fonte: Assessoria de Imprensa