Sim, a alimentação pode afetar diretamente o nosso humor. E a explicação para isso é muito mais científica do que parece.
A química de certos alimentos pode alterar a produção de neurotransmissores (comunicação entre as células nervosas que interferem nas nossas emoções). Alguns deles podem ajudar na produção da serotonina, que é conhecido como hormônio do "bem-estar". Quando o cérebro aumenta a sua produção há uma redução na sensação de dor e melhora na qualidade do sono e no apetite.
De acordo com a nutricionista Marisa Resende Coutinho, atuante na Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, todos os grupos de alimentos têm o seu papel no desenvolvimento da sensação de bem-estar.
Uma curiosidade para as pessoas que cortam o carboidrato da dieta é que o carboidrato eleva o nível de insulina e ajuda na absorção do triptofano, aminoácido precursor da serotonina, portanto as dietas que tendem cortar o carboidrato podem aumentar a sensação de irritabilidade.
Alimentos que aumentam a sensação de bem-estar
Proteínas - Os alimentos ricos em proteínas contêm triptofano, que auxilia na sensação de bem-estar. Alguns exemplos são carnes, ovos, feijão, leite e derivados.
Alface – É rico em lactucina que tem propriedades calmantes. É indicado para diminuir os níveis de estresse.
Vegetais folhas escuras - Couve, brócolis, rúcula, entre outros vegetais com folhas escuras são ricos em ácido fólico que auxilia a liberação de serotonina no organismo.
Chocolate – É rico em cacau, possui carboidrato e triptofano que auxiliam na produção de serotonina no organismo. Opte por chocolate de concentração 70% de cacau.
Frutas - Banana, laranja, maracujá e jabuticaba combatem o cansaço e o estresse. Frutas ricas em vitamina C, ativam o funcionamento da glândula adrenal, que regula a produção de cortisol, conhecido como o hormônio do "estresse".
Oleaginosas - Nozes, amêndoas, castanhas, possuem selênio, cobre e magnésio que também auxiliam na diminuição do estresse.
Peixes e frutos do mar – São ricos em selênio e vitamina B12. Ajudam a reduzir a ansiedade e o cansaço. O ômega 3, presente nesses alimentos, colabora com a produção de neurotransmissores.
Evite alimentos que podem gerar mau humor
O excesso de consumo de alimentos refinados como trigo e arroz branco, causam variações nos níveis de insulina e glicose, o que contribui para a irritação.
Quando comemos muito doce, em especial com grande concentração de açúcar, temos uma sensação momentânea de bem-estar e euforia, pois estes alimentos estimulam a produção de serotonina. Essa sensação é temporária e o consumo constante desses alimentos pode causar depressão e desânimo.