Internet - São Camilo
  • Marcação de Consulta e Exames: (11) 3172-6800
Hospital São Camilo
Blog São Camilo

Ver mais

​​​5 dicas para exercitar o cérebro hoje

Autor: Comunicação Corporativa Categoria: Dicas de Saúde

Exercitar o cérebro pode ser um passatempo divertido e relaxante. Com a rotina muito atarefada e estímulo digital cada vez mais dominante, é importante "alimentar" o cérebro com exercícios variados para mantê-lo vivo e saudável. Listamos 5 práticas fáceis que você pode começar hoje mesmo. Confira!

Problemas com a memória? Cante uma música

Música causa muitos impactos positivos na mente humana como acalmar e relaxar, aliviar dores, é um importante estímulo para a atividade física, aumenta a resistência física e melhora a memória. Memorizar a letra da música do começo ao fim para cantar é uma forma simples de treinar a memória e manter o cérebro ativo.

Diversifique o cardápio

Estimule o paladar comendo alimentos diferentes! Essa é uma forma de exercitar o cérebro, pois ele precisa identificar novos sabores, aromas e texturas. Outro exercício é pedir um prato não habitual no restaurante e tentar descobrir os ingredientes mais sutis dele. Depois é só checar com o garçom.

Saia do piloto automático

Faça atividades rotineiras com a mão não dominante ou com os olhos fechados. Além de trabalhar a coordenação motora, o cérebro recebe estímulos diferentes já que ele precisa sair do modo "automático". Escovar os dentes, ensaboar o corpo, amarrar os sapatos, abrir garrafas e até desenhar são atividades simples que podem ser exploradas em algum momento do dia. Como a concentração é maior, a prática também tende a trazer relaxamento.

Crie jogos mentais

Crie jogos e brincadeiras enquanto estiver ocioso, como no transporte público, por exemplo. Escolha um grupo de pessoas no ambiente, associe cada uma com a cor da sua roupa e tente memorizar uma ordem mentalmente. Escute uma notícia no rádio de manhã e à noite tente pontuar em um papel informações que ouviu, como nomes, bairros, índices etc. Torne a prática divertida e descompromissada.

Pratique hobbies que estimulem seu cérebro

Não à toa os hábitos de ler, tocar um instrumento, desenhar, aprender uma língua, resolver exercícios de uma revista de cruzadas são popularmente conhecidos por treinar o cérebro. Aproveite para incluir alguns deles em sua rotina!