Internet - São Camilo
  • Marcação de Consulta e Exames: (11) 3172-6800
Hospital São Camilo
Blog São Camilo

Ver mais

Ansiedade não é frescura

Autor: Comunicação Corporativa Categoria: Curiosidades, Dicas de Saúde

​Quem nunca sentiu um friozinho na barriga antes de uma prova, de uma entrevista de emprego ou de uma apresentação em público? Preocupação, nervosismo, irritabilidade e medo são sintomas comuns a qualquer um em situações de expectativa ou cobrança. A reação trata-se de um mecanismo de defesa do organismo, que nos leva a evitar situações de risco e nos deixa alerta para cumprir uma determinada tarefa com máxima atenção. Fisicamente, ainda é possível experimentar sintomas como tremores, sudorese, aumento dos batimentos cardíacos, tontura, falta de ar, dores no peito e na cabeça e tensão muscular.

A ansiedade se torna um problema quando é persistente, gera uma sensação de insegurança desproporcional à realidade e atrapalha as atividades cotidianas do indivíduo. Nesse caso, pode ser considerada um transtorno mental e requer tratamento.

Como a ansiedade é desencadeada

Os distúrbios relacionados a ansiedade são reflexo, em grande parte das vezes, de jornadas extensas de trabalho, cobranças excessivas, problemas financeiros ou familiares e eventos traumáticos.

No Brasil, 9,3% da população sofre de algum distúrbio relacionado a ansiedade, segundo dados da OMS. As mulheres são o público mais suscetível à ansiedade, tanto por questões hormonais quanto pela pressão no trabalho e da vida pessoal.

Quando procurar um especialista

Você deve procurar um médico quando sentir muita dificuldade para relaxar ou quando os sintomas forem intensos de forma que a ansiedade atrapalhe o desempenho das atividades do dia a dia.

Em função do preconceito e do desconhecimento, é comum as pessoas não darem atenção à transtornos mentais como a ansiedade, que necessitam de tratamento psicológico e às vezes, psiquiátrico.

Transtornos mentais não são frescura e podem atingir qualquer um. Não tenha vergonha de buscar ajuda profissional, se sentir necessidade.