Internet - São Camilo
  • Marcação de Consulta e Exames: (11) 3172-6800
Hospital São Camilo
Blog São Camilo

Ver mais

As complicações respiratórias da Covid-19

Autor: Comunicação Corporativa Categoria:
A COVID-19, causada pelo novo Coronavírus (SARS-CoV-2) é uma doença que afeta primariamente o sistema respiratório dos pacientes infectados. No sistema respiratório, o vírus pode causar desde de sintomas leves, semelhantes à de um resfriado comum como coriza, espirros e dor de garganta, até casos graves como pneumonia.

O Dr. Celso Padovesi, Pneumologista atuante na Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, esclarece algumas dúvidas acerca das complicações respiratórias causadas pela Covid-19. Confira abaixo.

Como as lesões causadas pelo novo Coronavírus afetam a respiração​

O novo Coronavírus pode causar pneumonia grave em alguns pacientes, levando a uma dificuldade para os pulmões cumprirem uma de suas principais funções; passar o oxigênio do ar para o sangue. Com isso, o paciente tem uma queda da oxigenação do sangue e passa a apresentar falta de ar. Nestes casos pode ser necessário suplementação de oxigênio para compensar a deficiência dos pulmões. Quando a pneumonia é muito grave, só o oxigênio extra não é o suficiente e o paciente pode precisar de uma intubação e respiração artificial com respiradores mecânicos.

Fatores de risco

​Padovesi, alerta que portadores de doenças crônicas, assim como idosos, possuem mais riscos de complicações em decorrência da Covid-19 em função da redução de sistema imunológico.