Internet - São Camilo
  • Marcação de Consulta e Exames: (11) 3172-6800
Hospital São Camilo
Blog São Camilo

Ver mais

Câncer de Ovário

Autor: Comunicação Corporativa Categoria: Saúde da Mulher
Câncer de Ovário

O Câncer de Ovário é o segundo mais comum entre as mulheres. De acordo com dados do Instituto nacional do Câncer (INCA), em 2018 foram registrados 6150 novos casos da doença. Em 75% dos casos, a doença surgiu em mulheres entre 50 e 75 anos. Apenas em 5% dos casos, mulheres de 30 anos ou menos foram acometidas pela doença. Nesses casos, geralmente, a doença está relacionada a hereditariedade (de 1 em cada 10 casos de câncer de ovário).

 

Tipos 

Cerca de 90% dos casos são de carcinoma de ovário, que surgem na superfície do órgão. Mais raramente podem surgir no interior do tecido ovariano, correspondendo aos tumores germinativos ou estromais, que são bem mais raros. 

 

Sintomas 

  • Inchaço abdominal 
  • Dor abdominal 
  • Perda de apetite e de peso 
  • Mudança no hábito intestinal e urinário 

     

    Como detectar 

    O câncer de ovário pode ser detectado precocemente por meio de ultrassonografias em check-ups de rotina. Muitas vezes, o diagnóstico é realizado apenas quando são apresentados os sintomas. Nesses casos é frequente que a paciente seja encaminhada diretamente para a cirurgia.   

     

    Tratamento 

    O câncer de ovário é tratado com a retirada dos ovários, trompas, útero e de um tecido chamado omento, que fica dentro da cavidade abdominal. Após a cirurgia é realizada uma "avaliação do risco de disseminação futura", para determinar se há necessidade de uma quimioterapia complementar.  

     ​