Internet - São Camilo
  • Marcação de Consulta e Exames: (11) 3172-6800
Hospital São Camilo
Blog São Camilo

Ver mais

Câncer de Próstata

Autor: Comunicação Corporativa Categoria: Saúde do Homem
Câncer de Próstata

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino e tem a função de produzir a secreção que lubrifica a uretra.

 

O câncer de próstata é o mais comum em homens depois do câncer de pele não-melanoma. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2018 ocorreram 68 mil novos casos.

 

Fatores de risco

De acordo com o urologista Lucas Furtado, atuante na Rede de Hospitais São Camilo, o principal fator da doença é a predisposição genética; "homens com histórico da doença na família têm maior risco de serem acometidos".

 

Sintomas

Nos estágios iniciais, o câncer de próstata progride silenciosamente e geralmente os sintomas só aparecem quando a doença está em estágio avançado. Os sintomas são:

 

·         Jato de urina fraco.

·         Sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga.

·         Aumento da frequência de micções.

·         Perda de peso.

·         Dor óssea.

 

Exames

Devido ao fato da doença não apresentar sintomas nos estágios iniciais, quando se é mais fácil tratar, é fundamental a realização de exames periódicos. Esses exames são:

 

·         Exame de toque retal: Também conhecido como "exame de próstata" é um exame simples, rápido, indolor e eficiente na detecção precoce de um eventual câncer.

·         Exame de PSA: O exame de Antígeno Prostático Específico (ou PSA da sigla em inglês) é feito a partir da coleta de uma amostra de sangue.

  

Ambos os exames devem ser realizados anualmente, a partir de 50 anos. Os exames são complementares e um não substitui o outro. Em casos de histórico familiar, pode ser necessário o início do rastreio antes da idade recomendada.

 

Diagnóstico

Caso seja detectada alguma alteração no exame de toque ou PSA, outros exames serão indicados tais como biópsia da próstata e ressonância multiparamétrica.

 

Tratamento

O tratamento para o câncer de próstata é feito com cirurgia ou radioterapia, a depender do caso. Tumores de baixo risco podem ficar apenas sob monitoramento, evitando efeitos adversos em uma intervenção, realizada apenas caso o tumor avance.​