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Comida traz felicidade?

Autor: Comunicação Corporativa Categoria: Alimentação
Comida traz felicidade?

Sim, a alimentação pode afetar diretamente o nosso humor. E a explicação para isso é muito mais científica do que parece.

 

A química de certos alimentos pode alterar a produção de neurotransmissores (comunicação entre as células nervosas que interferem nas nossas emoções). Alguns deles podem ajudar na produção da serotonina, que é conhecido como hormônio do "bem-estar". Quando o cérebro aumenta a sua produção há uma redução na sensação de dor e melhora na qualidade do sono e no apetite.

De acordo com a nutricionista Marisa Resende Coutinho, atuante na Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, todos os grupos de alimentos têm o seu papel no desenvolvimento da sensação de bem-estar.

 

Uma curiosidade para as pessoas que cortam o carboidrato da dieta é que o carboidrato eleva o nível de insulina e ajuda na absorção do triptofano, aminoácido precursor da serotonina, portanto as dietas que tendem cortar o carboidrato podem aumentar a sensação de irritabilidade.

 

Alimentos que aumentam a sensação de bem-estar

 

Proteínas - Os alimentos ricos em proteínas contêm triptofano, que auxilia na sensação de bem-estar. Alguns exemplos são carnes, ovos, feijão, leite e derivados.

 

Alface – É rico em lactucina que tem propriedades calmantes. É indicado para diminuir os níveis de estresse.

 

Vegetais folhas escuras - Couve, brócolis, rúcula, entre outros vegetais com folhas escuras são ricos em ácido fólico que auxilia a liberação de serotonina no organismo.

 

Chocolate – É rico em cacau, possui carboidrato e triptofano que auxiliam na produção de serotonina no organismo. Opte por chocolate de concentração 70% de cacau.

 

Frutas - Banana, laranja, maracujá e jabuticaba combatem o cansaço e o estresse. Frutas ricas em vitamina C, ativam o funcionamento da glândula adrenal, que regula a produção de cortisol, conhecido como o hormônio do "estresse".

 

Oleaginosas - Nozes, amêndoas, castanhas, possuem selênio, cobre e magnésio que também auxiliam na diminuição do estresse.

 

Peixes e frutos do mar – São ricos em selênio e vitamina B12. Ajudam a reduzir a ansiedade e o cansaço. O ômega 3, presente nesses alimentos, colabora com a produção de neurotransmissores.

 

Evite alimentos que podem gerar mau humor

O excesso de consumo de alimentos refinados como trigo e arroz branco, causam variações nos níveis de insulina e glicose, o que contribui para a irritação.

Quando comemos muito doce, em especial com grande concentração de açúcar, temos uma sensação momentânea de bem-estar e euforia, pois estes alimentos estimulam a produção de serotonina. Essa sensação é temporária e o consumo constante desses alimentos pode causar depressão e desânimo.