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Como manter a alimentação saudável das crianças durante as férias

Autor: Comunicação Corporativa Categoria: Dicas de Saúde, Curiosidades, Alimentação
​As férias escolares é o período em que as crianças aproveitam o tempo livre com a família e amigos e é quando elas brincam mais e gastam mais energia. Com isso, ocorre uma pequena quebra na rotina, já que elas dormem e acordam um pouco mais tarde e têm acesso a outros tipos de alimentos, principalmente guloseimas.

Para Marisa Coutinho, Gerente de Nutrição na Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, o ideal nesse momento é modificar o mínimo possível da rotina da criança: "Mesmo acordando mais tarde, é importante estabelecer um horário para acordar onde seja possível realizar o café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar".​

A nutricionista recomenda que os pais não deixem de preparar um café da manhã completo, já que essa é a refeição que garante os nutrientes necessários para o período da manhã. Para o almoço, invista em receitas saudáveis e mostre às crianças a importância de uma alimentação saudável. "Se estiver em casa nas férias, leve as crianças para a escolha dos alimentos durante as compras no supermercado, mas fique longe das prateleiras de guloseimas. Apresente a eles as frutas, verduras e legumes e depois os leve até a cozinha para o preparo. Hoje em dia temos vários sites que oferecem receitas saudáveis com preparações atrativas para as crianças", completa Marisa.

Se for viajar, a recomendação é que os pais deem preferência a alimentos leves, como verduras, legumes, grelhados, assados e refogados, evitando sempre frituras e condimentos em excesso. Além disso, é importante ficar atento à procedência dos alimentos e procurar fazer as refeições sempre em locais confiáveis. 

Se a criança tiver alguma restrição alimentar, o ideal é verificar previamente se o hotel onde ela ficará tem estrutura para o preparo de uma alimentação diferenciada. "Hoje em dia, vários hotéis já contam com a presença de um nutricionista que pode oferecer uma condição de preparo melhor desta dieta restrita", recomenda Marisa.

Se as férias da família envolver muito tempo fora de casa e do hotel, os pais podem preparar lanchinhos para levar na bolsa. Alguns lanchinhos são super saudáveis e ainda cabem na bolsa, como é o caso do bolo de fubá, bolo de tapioca, biscoito tipo cookie de aveia, biscoito de polvilho – desde que não contenha gordura vegetal hidrogenada em sua composição –, sanduíches de pão integral com mussarela de búfala, muffin de coco e frutas, inclusive as desidratadas.

Por fim, Marisa afirma que é possível, sim, seguir uma dieta saudável durante as férias: "Os pais devem fugir do conceito de cardápio liberado durante as pausas escolares, pois as crianças devem entender que o hábito saudável não entra em férias. E quanto mais a família fugir da rotina, mais difícil será retornar a ela depois", finaliza.