Internet - São Camilo
  • Marcação de Consulta e Exames: (11) 3172-6800
Hospital São Camilo
Blog São Camilo

Ver mais

Dicas para segurança de idosos em casa

Autor: Comunicação Corporativa Categoria: Curiosidades, Dicas de Saúde

A população idosa tende a crescer no Brasil nas próximas décadas, como aponta a Projeção da População, do IBGE, atualizada em 2018. Segundo a pesquisa, em 2043, um quarto da população deverá ter mais de 60 anos, enquanto a proporção de jovens até 14 anos será de apenas 16,3%.

Sendo assim, garantir a segurança de idosos dentro de casa é fundamental. Dados mostram que as quedas são responsáveis por 56,6% das mortes acidentais de pessoas acima de 75 anos, segundo o levantamento do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde. Os dados foram comparados com porcentagens de homicídios, suicídios, acidentes de trânsito e lesões indeterminadas. Ou seja, não adianta ter uma casa confortável, é importante que o ambiente seja prático e funcional.

Quando procurar ajuda de profissionais especializados para garantir a segurança de idosos em casa?

Arquitetos especializados em acessibilidade e terapeutas ocupacionais são profissionais que podem preparar a casa com o conceito do design universal - termo relativamente novo que surgiu do "design acessível", ou seja, livre de barreiras para dar acessibilidade a pessoas com deficiência.

Para deixar a casa mais segura, basta seguir algumas medidas simples indicadas pela Dra. Aline Thomaz, Geriatra atuante na Rede de Hospitais São Camilo SP:

Móveis

Evite móveis grandes e pontiagudos que deixam pouco espaço de circulação ou mesmo muitos objetos de decoração espalhados. Prefira móveis com bordas arredondadas e que facilitem o sentar e levantar.

Atente-se à altura dos móveis, o idoso deve sentar e apoiar os pés no chão. Além disso, as cadeiras, sofás e poltronas devem ter um apoio lateral para os braços. Da mesma forma, o fogão e as pias devem ter, pelo menos, 80 cm de altura.

Iluminação

Mantenha a iluminação uniforme, evitando áreas de muita sombra e dando preferência a luz natural. Áreas de trabalho, bancadas da cozinha e do banheiro devem ter um reforço na iluminação.

Portas e Fechaduras

As portas devem ser fáceis de abrir. As fechaduras e trancas devem abrir por dentro e por fora.

Tapetes

Tapetes devem ser presos ao chão.

Banheiro e cozinha

Pisos antiderrapantes e barras de apoio no banheiro são extremamente úteis.

Cuidados especiais com pets

Pets de pequeno porte não devem circular na mesma área que os idosos, para evitar que eles tropecem e caiam.