Internet - São Camilo
  • Marcação de Consulta e Exames: (11) 3172-6800
Hospital São Camilo
Blog São Camilo

Ver mais

Filhos com dificuldade de aprendizagem? Pode ser Dilexia

Autor: Comunicação Corporativa Categoria:
Dislexia é um transtorno do funcionamento cerebral que atinge a capacidade de interpretar imagens gráficas (letras, números, símbolos) e reproduzi-las na forma escrita ou verbal. Portanto, a dislexia está intimamente relacionada com a capacidade de ler, escrever ou interpretar.

Existem alguns sinais que podem levar pais ou educadores a considerar a possibilidade de dislexia: 

Dispersão da atenção
- Atraso no desenvolvimento da fala e da linguagem
- Comprometimento de modo variado da coordenação motora
- Desorganização na realização de tarefas
- Dificuldade de manusear ou desinteresse por material escrito
- Trocas em sílabas complexas como: “paria” ao invés de praia, “trita” ao invés de trinta e outros desvios fonológicos.
- Dificuldade em gravar músicas e rimas
- Dificuldade em aprender outro idioma 

É necessário também afastar outras causas intimamente envolvidas na aprendizagem, como transtornos auditivos, visuais, déficit de atenção e outras doenças que comprometem o desenvolvimento cerebral.

A dislexia e o desempenho escolar
Devido ao comprometimento da leitura, escrita, capacidade de interpretação e desinteresse por material escrito, a dislexia interfere de maneira considerável o desempenho escolar. “O indivíduo terá dificuldade maior do que a maioria de seus colegas de mesma faixa etária e maturidade cerebral, e frequentemente se sentirá desinteressado com tendência a abandonar os estudos, uma vez que o ambiente escolar educativo não tem o mesmo sentido em relação a pessoas que não tem a dislexia”, diz Edson Issamu Yokoo, neurologista atuante na Rede de Hospitais São Camilo. Vale lembrar que a dislexia também acomete adultos que, em alguns casos, com apoio profissional, conseguem sucesso acadêmico, concluindo cursos superiores.
 
Tratamento
A dislexia não tem cura. O tratamento se baseia em acompanhamento multidisciplinar com neuropediatra, neuropsicóloga, psicopedagoga e fonoaudióloga, que irão individualizar (personalizar) o seguimento, caso a caso.
 
Diferença entre dislexia e TDAH
Enquanto a dislexia afeta a capacidade de ler e escrever, o TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) é uma manifestação onde os sintomas são de desatenção e falta de concentração, acompanhados de impulsividade e tendência à inquietude. A leitura, capacidade de interpretação de símbolos e escrita podem estar preservados.