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Melhorar a postura é a melhor maneira de prevenir dores na coluna

Autor: Comunicação Corporativa Categoria: Dicas de Saúde

Para ficar livre dos problemas de coluna é necessária uma reeducação completa da postura; este cuidado é muito importante para melhorar a qualidade de vida e evitar problemas que podem surgir com o avanço da idade.

O Dr. Marco Aurélio, ortopedista atuante na Rede São Camilo SP, pontuou alguns problemas decorrentes e relacionados a má postura. Confira:

Agravar a Artrose (Desgaste das articulações)
A má postura pode levar ao desalinhamento da coluna ou dos joelhos, o que pode aumentar o estresse nas articulações.  Isso pode ser particularmente prejudicial se você sofre de artrite nos joelhos, pois com o tempo, esse desalinhamento pode piorar os efeitos da artrose.

Dificultar a Circulação
Quando você se senta o dia todo com má postura, você está impedindo o seu corpo de obter a circulação mínima de que ele necessita. Este hábito, aparentemente inofensivo, pode colaborar para surgimento de varizes, um risco que as mulheres têm maior propensão a ter.

Fadiga
A má postura pode afetar negativamente o seu nível de energia. Quando a postura não está adequada, acrescentamos tensão e compressão a estruturas que não foram feitas para suportar esse peso. Essas tensões se acumulam com o tempo e desgastam nossos ossos, articulações e ligamentos.

Dores de cabeça
Má postura pode contribuir com dores de cabeça. A tensão do pescoço contraído compromete a curvatura natural da coluna, levando à chamada cefaleia tensional.

Eficácia respiratória
Seu diafragma precisa ter espaço suficiente na cavidade torácica, para liberar e contrair adequadamente cada respiração. Sua capacidade de respirar de forma otimizada é aumentada quando o corpo está alongado e em alinhamento adequado. Má postura e desalinhamento da coluna podem comprometer sua capacidade de respirar bem.

Mas é possível reduzir as chances de problemas nesta área do corpo com alguns hábitos no dia a dia. Anote mais algumas dicas do Dr. Marco Aurélio:

·         Se alimente de forma equilibrada para manter o peso corporal dentro de uma faixa saudável.

·         Faça exercícios regularmente para manter os músculos das costas fortes e flexíveis.

·         Evite ficar sentado por tempo prolongado.

·         Mantenha uma boa postura quando estiver sentado.

·         Use técnicas adequadas para se levantar (levante com as pernas, ao invés das costas).

·         Evite flexões e torções frequentes. Especialmente dobrar, torcer e levantar ao mesmo tempo (ex. movimento para escavar a areia).

·         Durma o suficiente para o descanso do seu corpo.

·         Evite fumar.

Caso sinta dores constantes, procure um médico especialista