Internet - São Camilo
  • Marcação de Consulta e Exames: (11) 3172-6800
Hospital São Camilo
  •  
  • > Sua Saúde Agradece > Minha amiga alergologista: Cuidados com a limpeza da casa para evitar doenças respiratórias
Blog São Camilo

Ver mais

Minha amiga alergologista: Cuidados com a limpeza da casa para evitar doenças respiratórias

Autor: Comunicação Corporativa Categoria: Dicas de Saúde, Curiosidades

Com a temperatura mais fria, os ambientes costumam ficar fechados facilitando o acometimento de doenças respiratórias. Além dos cuidados pessoais, pequenas práticas na limpeza da casa podem ajudar a evitar não só crises alérgicas, mas também gripes e resfriados. A Dra. Cristina Abud de Almeida, alergologista atuante na Rede São Camilo SP, listou algumas dicas. Confira abaixo.

Fluxo de ventilação e luz natural

Ventilação e luz natural são essenciais para evitar que vírus e bactérias fiquem vivos em ambientes fechados. A circulação de ar e iluminação solar são fundamentais para evitar a proliferação e contribuir com a morte de bactérias e vírus.

Dica: Se o dia estiver muito frio, escolha alguns minutos, quando o sol estiver mais intenso, para abrir portas e janelas.

Sapatos

Muitas vezes andamos de sapatos em casa e depois descalços no mesmo ambiente. Sem perceber, podemos ter o contato com as mãos e transferir vírus e bactérias para a boca e olhos. Os sapatos são grandes portadores desses males, então evite a entrada em casa com os mesmos. Essa prática diminui consideravelmente a presença de microorganismos dentro de casa.

Limpeza do ambiente

Alergias se intensificam no inverno e em ambientes com poeira e ácaro. Antes do tempo frio chegar é interessante tirar cobertores e casacos do armário para lavar, ou deixá-los ao sol. O mesmo vale para tapetes. Também é importante tirar o pó dos objetos e passar pano no chão uma ou duas vezes por semana, no mínimo.

Compartilhar objetos

Quando algum familiar estiver resfriado ou gripado é recomendado evitar o uso compartilhado de talheres, copos, toalhas de rosto, travesseiros, lençóis e cobertores. Não se esqueça de sempre lavar as mãos.