Internet - São Camilo
  • Marcação de Consulta e Exames: (11) 3172-6800
Hospital São Camilo
Blog São Camilo

Ver mais

Minha amiga infectologista: 3 dúvidas sobre a vacinação contra o Sarampo

Autor: Comunicação Corporativa Categoria: Dicas de Saúde

​Nos últimos dois anos, a Organização Mundial da Saúde notificou casos de sarampo em mais de 150 países. Em 2018, foram reportados casos da doença na região Norte do Brasil, sendo identificado que o vírus era proveniente da Venezuela. Já os casos que acometeram São Paulo, em 2019, eram vírus identificados como vindos da Ásia e Europa. "O ressurgimento do Sarampo aconteceu porque o vírus proveniente desses locais, trazido por viajantes para nosso país, está circulando e infectando pessoas que não estão imunizadas" analisa Dra Michelle Zicker, infectologista atuante na Rede São Camilo SP.

Se você ainda tem dúvidas sobre formas de contaminação, riscos da doença e como se prevenir, confira a seguir os principais pontos sobre o Sarampo.

Contaminação

O sarampo é um vírus de transmissão muito fácil. Um indivíduo doente consegue transmitir a doença para até 18 pessoas. Ela se espalha pelo ar a partir de secreções que a pessoa infectada elimina ao respirar, falar, tossir, espirrar. Essas secreções ficam dispersas, no ar, principalmente em locais fechados, como escolas, creches e meios de transporte.

Riscos

Os riscos do sarampo estão relacionados às possíveis complicações como infecção de ouvido (otite), pneumonia, lesão do cérebro (encefalite), diarreia, trabalho de parto prematuro e bebês com baixo peso ao nascer. As complicações, principalmente a encefalite e a pneumonia podem levar a morte.

Prevenção

A vacina é a melhor maneira de evitar o sarampo. Deve ser aplicada em duas doses a partir de um ano de vida da criança. Adultos que não foram vacinados e não tiveram a doença na infância também devem tomar a vacina. A vacina só não deve ser aplicada em mulheres grávidas, pessoas com deficiência da imunidade e bebês com menos de 6 meses de vida.

Rede São Camilo SP no combate contra o Sarampo

O Hospital São Camilo SP está promovendo diversas ações voltadas para o atendimento dos pacientes com suspeita de sarampo e prevenção da transmissão do vírus para outros pacientes e colaboradores. Entre as ações estão:

  • Reforço do treinamento dos médicos e equipe assistencial dos Pronto Socorros para reconhecimento rápido do paciente com suspeita de sarampo. Além de destacar as melhores formas de diagnóstico e indicação do melhor tratamento.
  • Fluxo diferente de atendimento e coleta de exames dos pacientes com suspeita de sarampo para reduzir o risco de transmissão do vírus para outros pacientes e colaboradores.
  • Cartazes e panfletos para serem entregues a pacientes e médicos, com informações sobre a doença, forma de transmissão e prevenção.
  • Ações para prevenir a transmissão do vírus dentro do hospital, incluindo a vacinação de todos os colaboradores.