Internet - São Camilo
  • Marcação de Consulta e Exames: (11) 3172-6800
Hospital São Camilo
Blog São Camilo

Ver mais

MITOS e VERDADES sobre refluxos

Autor: Comunicação Corporativa Categoria: Curiosidades, Dicas de Saúde
A doença do refluxo gastresofágico (DRGE), ou simplesmente refluxo, é o retorno do conteúdo do estômago para o esôfago e órgãos próximos. O problema é que esses órgãos não estão preparados para suportar a acidez do suco gástrico. Por isso o refluxo provoca sintomas como azia, queimação e sensação de regurgitação, o que pode causar lesões. A doença tem cura e pode ser tratada com mudança de hábitos alimentares, medicação e, nos casos mais sérios, cirurgia. Confira os mitos e verdade sobre o refluxo:

Evitar alimentos gordurosos ajuda no combate ao refluxo: VERDADE! Alimentos gordurosos têm digestão mais longa. O tempo no estômago favorece o retorno do conteúdo gástrico. Por isso, uma dieta balanceada, moderada em gorduras, é fundamental no controle da doença.

Chás e receitas caseiras curam o refluxo: MITO! Alguns chás ou receitas caseiras podem até aliviar os sintomas, mas apenas temporariamente. Eles não são capazes de curar a doença.

Obesidade pode ocasionar o refluxo: VERDADE! A obesidade pode causar um aumento da pressão intra-abdominal, que é um dos mecanismos anatômicos que favorecem o refluxo. O controle do peso contribui para o tratamento da doença.

Café, álcool e chocolate podem aumentar o refluxo: VERDADE! Alguns alimentos como café, álcool, chocolates, pimenta, embutidos e alguns carboidratos podem aumentar o tempo de digestão e precipitar crises de refluxo. Por isso devem ser evitados, especialmente durante as crises da doença.