Internet - São Camilo
  • Marcação de Consulta e Exames: (11) 3172-6800
Hospital São Camilo
Blog São Camilo

Ver mais

Quais são as causas das aftas?

Autor: Comunicação Corporativa Categoria: Curiosidades, Dicas de Saúde
​​O que é afta? 
Afta oral é uma pequena úlcera rasa, muitas vezes referida como uma “ferida na boca”, geralmente muito dolorosa. Ela surge com mais frequência abaixo da língua e nas gengivas, e na maioria das vezes desaparece espontaneamente.
As causas comuns são: trauma local, falta de vitaminas ou alterações no sistema imunológico. Um estilo de vida equilibrado e saudável, associado a cuidados de higiene bucal, podem prevenir o aparecimento dessas lesões. 

A Afta pode ser sintoma de doenças mais graves? 
Segundo a Dra. Marjorie Argollo, gastroenterologista atuante na Rede de Hospitais São Camilo SP, nos casos de aftas orais recorrentes ou que persistem após 3 /4 semanas, é preciso procurar avaliação médica para descartar associação a doenças de origem gastrointestinal, como por exemplo a doença do refluxo gastresofágico ou doença de Crohn. Por isso, a avaliação com o médico especialista é muito importante nesses casos. 

A afta tem tratamento? 
Não existe um tratamento específico para as aftas orais. Porém, alguns cuidados locais são indicados: 

  • - Realize uma escovação bucal delicada. 
  • - Não ingira alimentos ácidos, condimentados ou muito quentes.
Na presença de dor importante ou dificuldade para engolir, medicações para alívio como anti-inflamatórios e analgésicos são recomendadas.