Internet - São Camilo
  • Marcação de Consulta e Exames: (11) 3172-6800
Hospital São Camilo
Blog São Camilo

Ver mais

Saúde mental na terceira idade

Autor: Comunicação Corporativa Categoria: Dicas de Saúde, Saúde da Mulher, Saúde do Homem

Não existe uma definição explícita para o termo saúde mental, pelo fato de existirem diferenças culturais e julgamentos subjetivos que interferem neste conceito.

No caso dos idosos, segundo a geriatra Aline Thomaz, atuante na Rede de Hospitais São Camilo SP, são muitos os fatores que influenciam a saúde mental, mas o processo biológico do envelhecimento, por si só, não vem associado a qualquer doença, mas sim à diminuição das nossas reservas funcionais.

Experiências de vida (trauma ou abuso), fatores biológicos e genéticos, fatores externos típicos da vida moderna (como o estresse), problemas familiares e luto por perdas de pessoas próximas, além da frustração por não poderem mais realizar algumas atividades que antes faziam parte do seu dia a dia, são alguns dos aspectos que podem favorecer o aparecimento das doenças psíquicas.


Veja as condições mentais que mais afetam a terceira idade:

Depressão
Os sintomas consistem em desânimo, tristeza, desamparo, desmotivação ou desinteresse pela vida em geral. Existem dois tipos de casos:

-Depressão Reativa: quando esses sentimentos duram por pouco tempo e os sintomas desaparecem com a resolução do problema.

-Depressão Maior: perdura por mais de duas semanas e interfere nas atividades do dia a dia, requerendo tratamento especializado.

Bipolaridade
Também conhecido como doença maníaco-depressiva, é um transtorno que causa mudanças incomuns no humor, nos níveis de atividade e na capacidade de realizar as tarefas do dia a dia. Ocorre alternância de episódios de euforia (mania) e de depressão, com intervalos de normalidade. Tanto um episódio quanto o outro envolvem mudanças claras no humor e nos níveis de atividade.

Esquizofrenia
Doença cerebral crônica que afeta cerca de 1% da população mundial. Ela apresenta várias manifestações que podem incluir delírios, alucinações, problemas com o pensamento e concentração e falta de motivação.

Demência
Descreve um conjunto de sintomas que podem incluir perda de memória, dificuldades de linguagem e pensamento, além de incapacidade para resolver os problemas. Muitas vezes, estas mudanças são sutis na fase inicial da doença, mas progridem ao longo do tempo, afetando seu cotidiano. A pessoa pode apresentar mudanças em seu humor e comportamento e chegar ao ponto de não mais conseguir cuidar de si mesma.


Como manter uma saúde mental positiva e evitar essas condições mentais durante o processo de envelhecimento?

A geriatra elenca as dicas abaixo:

·         Vida social ativa.

·         Ser positivo em relação à vida e a si próprio.

·         Manter-se fisicamente ativo.

·         Ajudar os outros (o voluntariado é uma ótima opção).

·        Dormir o suficiente – sentir-se disposto no dia seguinte e não cansado ou sonolento durante o dia.