Internet - São Camilo
  • Marcação de Consulta e Exames: (11) 3172-6800
Hospital São Camilo
Blog São Camilo

Ver mais

Febre Amarela

Autor: Comunicação Corporativa Categoria: Dicas de Saúde, Curiosidades
 
 

O QUE É

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, com duração de no máximo 10 dias e de gravidade variável. O vírus da febre amarela é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados. A doença não é passada de pessoa a pessoa e a vacina é a principal forma de prevenção e controle da doença. A maioria das pessoas melhora após esses sintomas iniciais. No entanto, cerca de 15% apresentam um breve período de horas a um dia sem sintomas e, então, desenvolvem uma forma mais grave da doença. Cerca de 20% a 50% das pessoas que desenvolvem a doença grave correm risco de óbito.

SINTOMAS

Os sintomas iniciais da febre amarela incluem:

  • - Início súbito de febre
  • - Calafrios
  • - Dor de cabeça intensa
  • - Dores nas costas
  • - Dores no corpo em geral
  • - Náuseas e vômitos
  • - Fadiga e fraqueza

   

EM CASOS GRAVES, A PESSOA PODE DESENVOLVER

Febre alta icterícia (a pele e os olhos ficam amarelos) hemorragia (de gengivas, nariz, estômago, intestino e urina) eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos

TRATAMENTO

O tratamento consiste em controlar os sintomas e prevenir complicações. É recomendado repouso, ingestão abundante de água, boa alimentação e reposição sanguínea, quando indicado. Não é aconselhável tomar remédio que contenha ácido acetilsalicílico. Após a cura, não há mais riscos de reinfecção.

VACINAÇÃO

A vacina contra a febre amarela é gratuita e está disponível nos postos de saúde em qualquer época do ano. É contraindicada para gestantes, crianças com menos de 9 meses de idade, pessoas com o sistema imunológico debilitado e alérgicas a gema de ovo. Nesse caso, ao visitar áreas suscetíveis, é recomendado o uso de repelente, camiseta, calça comprida, meias e luvas.

*Pessoas com contraindicação devem procurar aconselhamento médico, pois, em alguns casos, a vacinação pode ser autorizada (com indicação médica).