Internet - São Camilo
  • Marcação de Consulta e Exames: (11) 3172-6800
Hospital São Camilo
Blog São Camilo

Ver mais

Você sabe a diferença entre alergia e intolerância alimentar?

Autor: Comunicação Corporativa Categoria: Alimentação
​Restrições alimentares são mais comuns do que parecem. As causas, em geral, estão associadas a alergias e Intolerâncias Alimentares. Mas Alergias e Intolerâncias Alimentares são a mesma coisa? A resposta é não. Alergia e Intolerância Alimentar são problemas distintos e tem origem em diferentes sistemas do nosso organismo.

Alergia Alimentar
A Alergia Alimentar é um distúrbio imunológico que costuma surgir na infância após uma exposição prévia ao alimento. De acordo com Alexandre Okamori, alergologista atuante na Rede de Hospitais São Camilo, a alergia acontece quando o sistema de defesa do nosso organismo interpreta uma proteína presente no alimento como ameaça, passando a combate-la. Nessa batalha em vão, nosso organismo sofre com as reações, que podem chegar a graves consequências.

Sintomas da alergia
- Coceira na pele
- Falta de ar
- Chiado na respiração
- Pressão baixa
- Diarreia
- Vômito

Alergias Alimentares mais comuns
- Ovo
- Leite
- Trigo
- Frutos do mar
- Amendoim
- Castanhas

Intolerância Alimentar
A Intolerância Alimentar, por outro lado, é um problema digestivo e não tem relação com o sistema imunológico. Cristina Abud, alergologista atuante na Rede de Hospitais São Camilo, explica que a intolerância pode aparecer em qualquer período da vida do indivíduo e acontece quando o organismo não produz a enzima responsável pela digestão de uma determinada substância presente no alimento. Quando essa substância chega ao intestino sem ser digerida, gera manifestação gastrointestinal.

Sintomas da Intolerância Alimentar
- Dor abdominal
- Gazes
- Diarreia

Intolerâncias mais comuns
- Glúten (presente em alguns cereais)
- Lactose